top of page
  • Foto do escritorPriscilla de Jesus

O que é exaustão mental?


A exaustão mental é uma sensação de cansaço extremo, caracterizada por outros sentimentos, incluindo apatia, cansaço e irritabilidade.

Você pode sentir-se cansado para fazer coisas que gosta, sua concentração diminui. Tudo parece um fardo e sua vida profissional e pessoal fica comprometida.

A exaustão mental é resultado do estresse prolongado.

Esse estresse é desencadeado por muitas razões, como sobrecarga de trabalho, insatisfação no trabalho, dor de perder um ente querido, problemas financeiros, conjugais e doenças de longo prazo.

A exaustão mental é completamente possível e provavelmente é mais comum do que se imagina.

Tudo aquilo que te sobrecarrega por tempo prologando, te consome e te custa.

O que causa exaustão mental?

A exaustão mental pode ser causada por muitos fatores.

Quando ficamos muito estressados, nosso corpo responde de forma a aumentar a carga cognitiva e reduzir outras funções essenciais.

Por exemplo, você pode ser responsável por concluir um projeto desafiador. Isso exigiria um alto nível de habilidades de gerenciamento de projetos e conhecimento específico.

Com o tempo, o aumento da responsabilidade e o estresse, além da falta de autocuidado, podem resultar em exaustão mental.

Causas mais comuns de exaustão mental e emocional

Embora uma grande variedade de causas possa fazer com que você se sinta mentalmente esgotado, resumimos as causas mais comuns de exaustão mental abaixo.

Estresse crônico

Esta é a causa mais frequente de esgotamento mental.

O estresse crônico mantém seu cérebro – e corpo – em alerta máximo o tempo todo. Com o tempo, isso começa a desgastar o seu bem-estar.

Ele também pode levar à fadiga por excesso de estresse. Pode tornar-se difícil reunir uma resposta emocional à tensão constante.

Incerteza

A resposta ao estresse humano foi projetada para funcionar de forma eficiente diante do estresse de curto prazo (pense em lutar ou fugir).

No entanto, é uma resposta muito menos eficaz a um sentimento constante e irritante de incerteza.

Infelizmente, a incerteza se tornou um sentimento muito normal desde o início da pandemia do COVID-19. Isso tornou a exaustão mental mais comum do que nunca.

Estresse no trabalho

O estresse no trabalho pode assumir muitas formas.

Pode surgir de uma incompatibilidade de valores, dificuldade em gerenciar tarefas e prioridades ou um trabalho de alta demanda e orientado a riscos. Alguns trabalhos (ou programas de estudo) envolvem muitos novos aprendizados.

Eles também podem exigir processamento e dar sentido a muitas informações. Seja qual for o motivo, nem sempre é possível deixar o trabalho no trabalho. Se não for controlado, o estresse no local de trabalho pode até evoluir para o esgotamento.

Estresse emocional

Existem dezenas de coisas que podem causar estresse emocional.

Se você apresenta alguns destes sintomas, procure ajuda o mais rápido possível, não espere o esgotamento chegar.

A prevenção é o melhor caminho.

Um grande abraço.

Priscilla de Jesus

Mastercoach




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page