top of page
  • Foto do escritorPriscilla de Jesus

Crenças de Identidade, Capacidade, Merecimento




Como você vê sua vida atualmente? Você se considera plenamente feliz e realizado? Como está a sua carreira? Acredita que vive o seu propósito? Ou ainda se sabota, procrastina e é refém do medo. Para mudar essa realidade, é necessário mudar primeiramente suas crenças. Temos três crenças primais e vamos conhece-las melhor agora:

1) Crenças sobre Identidade; 2) Crenças sobre Capacidade; 3) Crenças sobre Merecimento. 1. Crenças sobre Identidade As crenças sobre identidade dizem respeito à forma como percebemos o movimento de ser. Fala da percepção da nossa essência, da conexão real com o eu interior. Gênesis 1.26 diz que fomos criados a imagem e semelhança do Criador. Temos uma centelha divina dentro de nós. Todo ser humano possui um valor único em si mesmo Reconhecer ou não esse valor é a base das nossas crenças sobre identidade. Como você se reconhece? A crença sobre identidade é a base que sustenta todas as suas realizações e conquistas. É o primeiro padrão de crença que vivemos e, portanto, é o primeiro sobre o qual devemos refletir.


2. Crenças sobre Capacidade O segundo padrão de crenças que construímos diz respeito à nossa capacidade. São as crenças a respeito de nossas competências e talentos e habilidades. Se eu te perguntasse agora, o que você é capaz de realizar , o que você responderia? Cada um de nós tem dificuldades ou facilidades em determinadas atividades. Essa programação interna que criamos acerca das nossas próprias competências é absolutamente determinante para tudo o que fazemos ou deixamos de fazer. Eu já perdi a conta de quantas vezes eu já escutei a frase “meu sonho é aprender inglês”. E na maioria das vezes vem um “mas…” e, em seguida, alguma crença limitante. Ou estão velhos demais para aprender, ou não têm o tempo necessário, ou não levam jeito. Todas essas justificativas , no fim, se resumem a uma crença: “não sou capaz”. Ora, parece extremamente óbvio que alguém que não se acredita capaz de aprender algo, de fato, não consiga aprender. Saiba que você pode aprender o que quiser, com dedicação, persistência e foco. Claro que haverá aptidão natural para algumas áreas, atividades. Use seu sistema de crenças fortalecedoras e inteligência emocional para que você não tenha dúvidas sobre a sua real capacidade.

3. Crenças sobre Merecimento

Por último vem a crença de merecimento. Se você não acreditar que merece, por mais que você saiba quem você é e seu valor, de nada servirá se você não sentir que merece sucesso em qualquer área que deseja.


Em um primeiro momento, talvez lhe pareça estranho pensar que nós nos sabotamos por não nos sentirmos merecedores, mas isso ocorre porque esse processo é tão inconsciente, que é realmente difícil percebê-lo. Quando você acha que algo ou alguém é demais pra você, certamente essa programação mental fará com que você não tenha o que merece. Se você se sente que precisa trabalhar alguma crença limitante, a boa notícia é que você pode mudar isso, através de reprogramação e construção de novas crenças fortalecedoras. #crenças #capacidade #identidade #crençasdeidentidade #merecimento

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page