top of page
  • Foto do escritorPriscilla de Jesus

Como Lidar com a Pressão




Todos os dias, sofremos algum tipo de pressão. Seja por resultados, tempo, gestão de times, conflitos internos e/ou externos. Em dados momentos a pressão fará parte das nossas vidas. E diante deste cenário, trabalhar sob pressão se torna uma das habilidades psicológicas mais importantes e valorizadas nos dias atuais, segundo o Fórum Econômico Mundial. E um aspecto particularmente desafiador de trabalhar sob pressão é manter as emoções sob controle. O controle emocional envolve a implementação de estratégias para manter, modificar ou demonstrar emoções a fim de atingir seus objetivos e do seu time. A autoregulação emocional é frequentemente considerado um elemento significativo do sucesso e para assegurar padrões de comportamento saudável, mesmo diante das pressões do dia-a-dia.

E como se pode alcançar o gerenciamento emocional, se somos incapazes até mesmo de reconhecer as nossas emoções na grande maioria das vezes?

Aqui entra a Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional tem como objetivo desenvolver em uma pessoa a percepção sobre suas próprias emoções, e também sobre as emoções das outras pessoas. Ao falarmos sobre o trabalho sob pressão, em primeiro lugar, você precisa reconhecer a pressão, ao invés de ignorá-la. O primeiro estágio dentro deste processo é de fato o reconhecimento de que algo está acontecendo e merece atenção. Um segundo e importante ponto neste processo, ao reconhecer que está sentindo-se pressionado, peça ajuda. Seja vulnerável e entenda que para tudo há limite, inclusive para suas emoções e vida.


Assim, você poderá entender os gatilhos e encontrar alternativas para uma vida mais leve, e saudável emocionalmente. Precisa de ajuda, entre em contato comigo.


Um beijo da Pri, que Deus te abençoe.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page