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COMO ADMINISTRAR A ANSIEDADE

Atualizado: 10 de ago. de 2022

Na psicologia o termo controle não é recomendado, porque pode passar a mensagem de repreensão, poda os sentimentos e emoções. Mas, administrar é um termo que faz sentido quando se trata de ansiedade.

Aqui você vai compreender o que é ansiedade e como gerenciar para poder ter saúde mental e uma vida sem travas e livre emocionalmente.

Ainda mais no Brasil, que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde, tem o maior índice de ansiedade do mundo, precisamos falar muito sobre esse tema por aqui.

VOCÊ ACREDITA QUE PODEMOS VIVER SEM ANSIEDADE?

Imagine que você é convidado para substituir seu chefe em uma palestra em um evento amanhã. Quais sensações você teria? No momento do convite, seu coração dispara, um tremor, tensão muscular. Reações características da ansiedade.

A mente começa a mandar inúmeras mensagens de desastre, você esquecendo o texto, gaguejando, pessoas fazendo perguntas e você sem saber responder. Isso porque uma das características da ansiedade é a visão negativa do futuro.

O objetivo da ansiedade neste caso é proteger você: não necessariamente que você recue, mas se prepare melhor para o momento que irá enfrentar.

O problema acontece quando esses gatilhos da ansiedade são disparados de forma excessivamente intensa e desproporcional aos riscos que de fato corremos e você acaba se identificando com esses gatilhos e se torna refém da emoção, gerando sofrimento e somatização ou seja, reflexo das emoções tóxicas no corpo.

COMO ADMINISTRAR A ANSIEDADE?

Se você sente que a sua ansiedade é desproporcional aos fatos e compromete seu equilíbrio emocional e consequentemente relacionamentos, busque ajuda imediatamente.

Além disso, existem algumas técnicas / dicas que podem te ajudar a lidar melhor com ansiedade. Seguem algumas para você colocar em prática:

1. DESCONFIE DOS SEUS PENSAMENTOS

Como citamos acima, a ansiedade é um mecanismo no qual a mente dispara uma série de pensamentos acelerados e temíveis sobre o futuro para que você se proteja. Porém, se você parar para pensar, vai perceber que a maioria das vezes, eles não são reais. Neste caso, a realidade nem sempre coincide com a aquilo que você pensa. Por isso, questionar o pensamento é fundamental.

2. TENHA MOMENTOS DE RELAXAMENTO

Importante se dedicar a momentos de relaxamento, descansar a mente, praticar o ócio criativo.

3. CUIDE DO CORPO E DA MENTE

Corpo e mente estão conectados. Por isso, cuidar de um é automaticamente cuidar do outro. Dicas que podem ser úteis para o melhor funcionamento de ambos.

  • Pratique atividades físicas regulares (isso eleva a produção de neurotransmissores que promovem a sensação de bem-estar e amenizam a ansiedade);

  • Faça periodicamente exames de check-up médico;

  • Tome sol regularmente;

  • Conheça a Deus e tenha relacionamento com Ele;

  • Converse com pessoas da sua confiança sobre os seus sentimentos;

  • Evite bebidas alcoólicas;

  • Tenha hobbies.

4. PROCURE AJUDA ESPECIALIZADA

Existem profissionais especializados que podem te ajudar a lidar com a ansiedade e minimizar os sintomas prejudiciais causados por ela.

Se este artigo foi útil pra você comente e compartilhe!

Um grande abraço

Priscilla de Jesus


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